05/06/2012

Exposição “Figuras da Comunidade” no Bar do Centro de Arte de Ovar




 
A toda a comunidade educativa de Ovar
Exmos Senhores

Os alunos do 6º de escolaridade do Agrupamento de Escolas de Maceda e Arada desenvolveram no 2º período (2011-2012), em Educação Visual e Tecnológica (EVT), uma atividade que envolveu toda a comunidade educativa. Para o efeito os alunos efetuaram uma pesquisa de imagens (fotografias) de personalidades relevantes da comunidade local que, pela sua intervenção, tenham contribuído e/ou contribuam para o desenvolvimento sustentado e projeção do Concelho de Ovar.
 
Essas imagens sustentaram ou facilitaram a criação do ensaio de composição cromática.
 
Na consecução do projeto final, entre outros, os alunos utilizaram a técnica da colagem (com múltiplos pedacinhos de papel de cores variadas de revistas e jornais) com a reutilização/reciclagem de materiais (utilizar a técnica da colagem como elemento propiciador de sensibilização para a proteção ambiental).
Na produção da imagem a cor esteve relacionada com a mensagem a transmitir, utilizando o contraste ou a harmonia, a gradação e os tons da mesma cor, proporcionando o equilíbrio visual de forma a conseguir a máxima eficácia na definição da forma, aplicando a cor com intencionalidade, compreendendo o poder expressivo desta como fator que individualiza e destaca, enfatizando o poder de comunicação da imagem.
 
Do trabalho realizado resultaram retratos de figuras da comunidade, entre outros, autarcas de Maceda e Arada, trabalhos reconhecidamente de notável qualidade técnica e estética, que estiveram expostos no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Maceda, na Sessão Solene das Comemorações do 13º aniversário da Elevação de Maceda a Vila.
 
O Presidente da Câmara Municipal de Ovar convidou o Agrupamento e os jovens artistas a permitirem a exposição das suas obras no Bar do Centro de Arte de Ovar, exposição a realizar entre os dias 4 e 10 de junho de 2012, com abertura e inauguração oficial pelas entidades promotoras a 8 de junho de 2012, às 19h00.
 
Conforme solicitado à direção executiva e reafirmando o convite solicitado e endereçado pela Diretora do Agrupamento, contamos com a presença de todos os pais e encarregados de educação, dos professores e assistentes do Agrupamento, dos seus órgãos de direção e administração e gestão (conselho geral, direção executiva e conselho pedagógico), bem como dos ilustres retratados, entre autarcas dos executivos eassembleias de freguesia de Maceda e Arada, presidente e membros da Assembleia Municipal e presidente e vereadores da Câmara Municipal de Ovar.
 
Com os melhores cumprimentos
 
O Presidente do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Maceda e Arada
Domingos de Jesus da Cruz Faria

Sem comentários: