20/03/2015

Plano Diretor Municipal Ovar – Estudo Demográfico




Constituem objetivo desta análise demográfica, o conhecimento das caraterísticas socioculturais, evolução, estratificação e perspetivas de crescimento da população de uma região. Os dados proporcionados pela análise demográfica, permitirão a identificação de uma série de conjunturas e cenários de desenvolvimento, bem como, das causas que estiveram na sua origem, apontando o melhor caminho para orientar e/ou consolidar um quadro de intervenções estratégicas, no âmbito do presente Plano.

Recorreram-se, para a elaboração deste estudo, aos dados estatísticos do Instituto Nacional de Estatística – INE (Censos de 1960, 1970, 1981, 1991 e 2001), Resultados dos Censos 2011 e ao Anuário Estatístico da Região Centro 2011. Procurou-se sempre que possível, proceder à análise de alguns indicadores desagregada por freguesia, nos últimos decénios, com vista a enquadrar a estrutura e tendência de ocupação da população no concelho.

O Concelho de Ovar é parte integrante da sub-região do Baixo Vouga, localizando-se na parte norte da NUT II - Região Centro. O Município insere-se ainda, na área territorial da Ria de Aveiro (essencialmente à custa das freguesias de Válega e Ovar), conjuntamente com os concelhos de Estarreja, Murtosa, Aveiro Ílhavo, Vagos e Mira. Constituindo um dos 19 concelhos do Distrito de Aveiro, Ovar é enquadrado, a oeste, pelo Oceano Atlântico, a norte, pelo concelho de Espinho, a sul, pelos municípios de Estarreja e da Murtosa e a este, pelos concelhos de Santa Maria da Feira e de Oliveira de Azeméis. Assenta numa base territorial de cerca de 147,7 Km², divididos administrativamente por oito freguesias: Arada, Cortegaça, Esmoriz, Maceda, Ovar, São Vicente de Pereira, Válega e São João.

Sem comentários: